Rome A Multimedia Guide
Bright4 freebooks
  1. TOP

    10 things to do

    ROMA A CIDADE ETERNA, A CIDADE DAS 7 COLINAS

     

     

    Basílica de S. Pedro na Cidade do Vaticano com altura de 136 metros, sendo a cúpula mais alta do mundo.

    Praça de S. Pedro com as fontes gémeas, em 1614 Maderno projetou a que está ao lado do Vaticano, a outra foi construída mais tarde.

     

    Piazza Navona com o mercado de Natal, desde meados de dezembro até 6 de janeiro.

    Fontana dei Quattro Fiumi, na Piazza Navona. As 4 figuras da fonte (de Bernini) representam os Rios Ganges, da Prata, Danúbio e Nilo.

    Rio Ganges, as suas águas deslocam-se rumo a leste, através da planície do Ganges do norte da Índia até ao Bangladesh. Com 2510 km de extensão, nasce no Himalaia ocidental, no estado indiano de Uttarakhand, e desagua no Delta do Ganges, no golfo de Bengala. Desde há muito tempo é considerado um rio sagrado para os hindus, que o veneram na forma da deusa Ganga.

    Rio da Prata é o estuário criado pelo desaguar das águas dos rios Paraná e Uruguai e do oceano, formando sobre a costa atlântica da América do Sul uma muesca triangular de 290 quilômetros de largura. A bacia hidrográfica combinada do rio da Prata e seus afluentes (os rios Lujan, Matanza, Samborombón e Salado do Sul) possui uma superfície de aproximadamente 3 200 000 km².

    Corre de noroeste a sudeste e mede dois quilômetros de largura no ponto que se toma como origem. No ponto onde as águas deixam de ser doces e se convertem no oceano Atlântico sua largura é de 219 quilômetros. O limite exterior do rio da Prata está determinado pela linha imaginária que une Punta del Este (República Oriental do Uruguai) com Punta Rasa no extremo norte do Cabo San Antonio (República Argentina).

    O estuário do rio da Prata foi também palco de muitos conflitos entre as nações fronteiriças a ele. A livre navegação do rio era o objetivo do Império do Brasil e do Uruguai, contrariando os interesses das Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina) e do Paraguai. Isso gerou diversos conflitos entre os estados após sua independência. Para o Brasil, significaria bloquear suas comunicações com a Província de Mato Grosso e um perigo às suas fronteiras. Esses conflitos culminaram na maior guerra da América do Sul e da América Latina pelo números de soldados mobilizados, pelos armamentos, pelos mortos e duração da guera, a Guerra do Paraguai.

    Rio Danúbio, o 2º rio mais longo da Europa, depois do Volga, quase 2900km. Nasce na Floresta Negra (Alemanha) e desagua no Mar Negro, no Delta do Danúbio (Roménia). Algumas das cidades por onde passa: Viena, Bratislava, Budapeste, Belgrado.

    Rio Nilo é o segundo maior rio do mundo. A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km², abrangendo Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito. O Nilo é normalmente tido como o maior rio do mundo, com um comprimento de cerca de 6 852 km, e o Amazonas como o segundo maior, com um comprimento de cerca de 6 400 km. O debate sobre a verdadeira origem (nascente) dos respectivos rios e, portanto, sob o seu comprimento, intensificou-se nas últimas décadas. Segundo estudos brasileiros e peruanos efectuados em 2007 e 2008, foram acrescentados à nascente do Amazonas os canais de maré da bacia do interior sul da Amazónia e o estuário do Pará do Tocantins, concluindo-se dessa forma que o Amazonas tem um comprimento de 6 992 km sendo portanto maior que o Nilo, cujos estudos até à data apontavam para um comprimento calculado em 6 853 km, quando se supunha que a nascente do Nilo era no rio Cagera. No entanto, estudos efectuados em 2009 apontam para que a nascente do Nilo seja no rio Rukarara passando este a ter 7 088 km e voltando novamente a ser o maior rio do mundo. Todos estes estudos levam a que o comprimento de ambos os rios permaneça em aberto, continuando por isso o debate e como tal, continuando-se a considerar o Nilo como o rio mais longo

     

    Panteão tem 2 mil anos.

    Templo de todos os Deuses, é um edifício que sobrevive quase inalterado, desde que foi erigido no séc. II d.C..

    O Panteão foi consagrado como igreja cristã no séc. VII, em 609.

     

    Fontana di Trevi

    Inspirada nos arcos de triunfo romanos, foi projetada por Nicola Salvi, em 1732. Diz a tradição que uma moeda atirada à água garante o regresso do visitante a Roma. 

     

    Piazza del Campidoglio / Praça do Capitólio

    Praça concebida por Miguel Ângelo, tem no seu centro a estátua de marco Aurélio, circundada por 3 palácios Palazzo Senatorio, Palazzo Nuovo e Palazzo dei Cobnservatori. 

    O Templo de Júpiter era o centro do mundo romano. O conceito de "cidade capital" tem origem no Capitólio. 

     

    Monumento em mármore branco a Vittorio Emanuele (1º rei de Itália), visível da Piazza Venezia e está entre esta e a Piazza del Campidoglio.

    Cordonata magnífica escadaria que dá para o Capitólio.

     

    Fórum

    Não deixar de apreciar toda esta área desde o alto, desde as traseiras do Capitólio.

     

    Coliseu / Colosseo

    A Via dei Fiori Imperiali liga o Fórum ao Coliseu.

    A sua construção foi ordenada pelo imperador Vespasiano.

    As paredes exteriores são em travertino.

     

    Monte Palatino

    É o local mais agradável da cidade antiga.