História 5º e 6º Ano para TóTós
Pedro Lampreia L
  1. 1ª praia do Brasil letreiro.jpeg
  2. Do mar, na Barra do Cahy, é possível avistar o Monte Pascoal, que fica a cerca de 62 quilômetros da cidade de Porto Seguro e que, segundo os registos históricos, foi a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral.

     

    A ilusão criada pelo vislumbrar do horizonte, visto do alto mar, faz com que o promontório pareça mais próximo do que realmente é. Só após desembarcar na praia se tem uma consciência real de que o dito monte está bem mais longínquo do que parecia.

     

    VER FOTOGRAFIAS DO LADO DIREITO: 

    Na primeira fotografia temos a perspetiva que Pedro Álvares Cabral e os seus marinheiros terão tido quando avistaram terra.

    Na segunda fotografia, uma vez na praia, constatamos que afinal o Monte Pascoal fica a cerca de 30km do local onde os Portugueses primeiramente atracaram.

  3. Praia da Barra do Cahy

     

    Praia da Barra do Cahy recebou o título Nacional da “Primeira Praia do Brasil”.

     

    A praia/barra do Cahy é considerada por historiadores como a região onde os portugueses desembarcaram pela primeira vez no Brasil. Esta praia é assim, o maior símbolo da costa do descobrimento do Brasil por causa da foz do Rio Cahy,  que em 1500 foi ponto de desembarque da caravana de Pedro Álvares Cabral capitaneada por Nicolau Coelho.

     

    A foz do Rio Cahy ganhou este nome, dado pela tripulação portuguesa, em tributo ao cair daquela tarde do dia 22 de abril de 1500, quando chegaram à foz.

     

    O Monte Pascoal ganhou o nome em homenagem à semana da páscoa.

     

     

     

    mapa do litoral de Prado na Bahia

    Rio Cahy

     

    O mergulho no Rio Cahy é a melhor dica deste atrativo, pois suas nascentes advém dos Parques Nacionais do Descobrimento e do Monte Pascoal, com águas absolutamente limpas.

     

    Desta forma, o Rio Cahy, ainda mantém características da época do descobrimento do Brasil.

     

    Praia do Cahy

    , onde estabeleceu contato com os índios tupiniquins e avistaram o monte do Parque Nacional de Monte Pascoal e ali permaneceram por 40 horas atracados as margens do Recife de Corais do Carapeba até a manhã do dia 24 de abril.

     

    Praia de Barra do Cahy

     

    Tendo ainda a esquadra cabralina permanecido outras 40 horas em Porto Seguro onde encontraram um pouso seguro para ancorarem e os outros 6 dias na Foz do Rio Mutari em Coroa Vermelha