Boletim Digital ENaSB-JTIR
APESB
  1. SESSÕES PLENÁRIAS

     

    Sessão Plenária I: Serviços de Águas e Resíduos: Uma Ponte Com Outros Setores de Atividade

     

    Os setores das Águas e Resíduos são centrais para a sustentabilidade territorial. Estes setores, transversais à sociedade civil e ao metabolismo urbano, são fundamentais quer pelos serviços que prestam quer pelo valor que geram. Nesta plenária pretende-se refletir sobre a importância dos Serviços de Águas e Resíduos no desenvolvimento do território. Alguns dos temas analisados serão: a água como um fator crítico da sustentabilidade económica, ambiental e social dos territórios; o impacto da gestão das águas pluviais, residuais e dos resíduos na qualidade de vida dos territórios e na sua resiliência em contextos de crescente incerteza mas também exigência.

     

    Sessão Plenária II: A Neutralidade Carbónica e a Transição Energética nos Serviços de Águas e Resíduos

    Num contexto de crise climática, os Serviços de Águas e Resíduos estão a adotar estratégias com vista à transição energética num processo progressivo de descarbonização. O compromisso assumido pelo Estado Português no âmbito do Acordo de Paris, que determina a severa redução das emissões até 2050, é indutor da eficiência energética e da produção de energias renováveis pelos operadores dos Setores de Águas e Resíduos nas suas próprias infraestruturas, com vista ao autoconsumo ou à injeção nas redes, contribuindo para a descarbonização da economia e para o desenvolvimento sustentável.

     

    Sessão Plenária III: A Resiliência dos Serviços de Águas e Resíduos em Contexto de Crise Sanitária Financiamento do Setor

    A pandemia da COVID 19 obrigou a que muitos setores se tivessem de reinventar e o dos serviços essenciais, como o abastecimento de água, tratamento de águas residuais e recolha de resíduos, não foi exceção. São serviços que têm de ser prestados continuamente e onde o #ficaremcasa não foi possível.

    Foi necessário ativar planos de contingência muito complexos, proteger todos os trabalhadores nas frentes de trabalho e manter e melhorar os canais de comunicação com os utentes. Tal como os serviços de saúde, os Serviços de Águas e Resíduos também têm estado na linha da frente desta crise pandémica.

     

    Sessão Plenária IV: A Inovação nos Serviços de Águas e Resíduos

    Os sectores de Águas e Resíduos são tradicionalmente conservadores, no entanto a aposta na Inovação tem-se revelado imprescindível à melhoria da qualidade do serviço, à fiabilização dos sistemas e à eficiência das operações. A aposta na rápida digitalização, incluindo soluções de inteligência artificial, mas, também, a promoção da criatividade e da qualificação do capital humano, são essenciais à transformação das organizações, das empresas, e dos diversos stakeholders dos setores de Águas e Resíduos.

     

    Sessões Plenária V : O Papel dos Engenheiros no Desenvolvimento Sustentável

    A importância da Engenharia no Desenvolvimento Sustentável foi reconhecida pela UNESCO, que em 2019 propôs a proclamação do dia 4 de março como o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável.

    A Engenharia e os Engenheiros são essenciais para ajudar a enfrentar os riscos das alterações climáticas e garantir o desenvolvimento sustentável.

    Os Engenheiros são essenciais para a resiliência às alterações climáticas: para projetar e desenvolver infraestruturas resilientes que suportarão o aumento dos eventos climáticos – inundações, ciclones e incêndios florestais.

    Os Engenheiros são essenciais para projetar e implementar tecnologias que permitirão alcançar as metas estabelecidas na COP21 para a redução das emissões de gases de efeito de estufa e para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

    Sendo reconhecida a multidisciplinaridade dos problemas associados ao Desenvolvimento Sustentável, e reconhecendo que “Há Engenharia em tudo o que Há”, iremos discutir quais as competências críticas que os Engenheiros deverão apresentar.