BeBright@BRAGA Livro/ Guia Vivo da Cidade Edição Portuguesa
Bright 4 Cities
  1. GPM Talent Cities

    Braga será o primeiro Hub Internacional do Talento do GPM, o que segundo Ricardo Rio,  é apenas “uma consequência do que já tem sido feito em termos da atracção e retenção de talento, nomeadamente através da InvestBraga”.

  2. Braga aderiu ao projeto "GPM Talent Cities" já em 2018, arranca agora em 2020.

     

    Dias 9 e 11 de novembro, ocorreu o encontro anual do Global Parliament of Mayors (GPM). 

     

    Esta é uma rede que reúne autarcas de todo mundo e que, neste momento, é liderada pelo presidente da cidade alemã de Mannheim, Peter Kurz.

     

    Foi na África do Sul, na cidade de Durban, no Global Parliament of Mayors (GPM), que o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio,  apresentou a autarcas de todo o mundo, a cidade Minhota que servirá de modelo para a criação do primeiro Hub Internacional de Talento.

     

    Apenas dois autarcas portugueses marcaram presença neste encontro: Ricardo Rio (município de Braga) e Hélder Silva, presidente da Câmara de Mafra.  

     

    “...as cidades necessitam de ter políticas ativas na promoção e retenção do talento"

     

    "...potenciar o tecido económico de Braga e todo o talento existente na cidade” é um dos objetivos de integrar esta iniciativa

     

    Ao apresentar-se como "Talent City" modelo,  e esperando ser “uma referência no GPM" Braga está também empenhada em criar um hub internacional de talento para atrair novas cidades para esta iniciativa. 

     

    As autarquias têm o poder e o dever de se investirem da missão de colocar diferentes players à mesma mesa procurando sinergias de talento que ajudem a melhorar questões tão importantes como a economia local, o acesso à cultura e ao conhecimento, a cidadania, os fluxos migratórios, a segurança urbana, a chamada democracia digital, a sustentabilidade ambiental e as alterações climáticas... enfim um sem número de questões que dizem respeito a todos e cada um dos munícipes. Recrutar, promover a sinergia entre interlocutores com talento potencial e talento real é essencial para enfrentar os novos desafios.

  3.  

    O projecto "Talent Cities" é liderado pelo grupo americano New Learning Ventures.